Compartilhar

4 dicas de como ajudar os filhos nas tarefas escolares

Jornada da Vida - Bê-a-Bá Por Jornada da Vida – Bê-a-Bá
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 23/06/2023 | Atualizado em 21/08/2023

Compartilhar

Preparamos neste conteúdo 4 dicas para você saber como ajudar seus filhos nas tarefas escolares. Clique e descubra!

Muitos pais acham que ajudar os filhos nas tarefas escolares é algo impossível de ser feito, seja por falta de conhecimento das matérias ou por ineficiência no ato de ensinar. Mas as coisas não funcionam bem assim e você não precisa ser um expert em Pedagogia ou qualquer disciplina para que possa colaborar.

A participação dos pais na educação dos filhos também inclui esse suporte. Assim, escola e família podem trabalhar juntas na manutenção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades, como a responsabilidade e a organização do tempo.

Mas, afinal, como ajudar se eu não sou professor? Continue a leitura e veja algumas dicas simples que podem colaborar muito!

1. Estabeleça um horário fixo para as tarefas escolares

Conciliar o trabalho com a maternidade ou paternidade não é uma tarefa fácil. Mas isso não quer dizer que você não possa estabelecer um momento do dia para que as tarefas escolares sejam feitas e, claro, participar desse processo.

Ter um horário certo para estudar em casa não só vai ajudar a criança a entender melhor a divisão entre os momentos de brincar e de se dedicar aos estudos, como também começa a estimular a questão da responsabilidade desde cedo. E, no caso dos adolescentes, é uma ótima forma de reduzir distrações.

2. Crie um bom ambiente de estudos

Outra forma de colaborar é criando um ambiente de estudos que seja agradável, confortável e convidativo. Estudar em qualquer lugar pode prejudicar o foco, além de causar, até mesmo, dores nas costas, no pescoço e de cabeça.

Por isso, escolha uma mesa de altura adequada, uma cadeira realmente confortável e preste atenção à questão da iluminação. Além disso, minimize as distrações do ambiente e faça com que ele seja um espaço que convide os seus filhos a estudarem, sempre com os materiais escolares necessários à disposição.

tarefas escolares

3. Faça das tarefas escolares um ritual

Esse momento de estudo deve ser um ritual para a família inteira, ou seja: todos devem participar, mesmo que não estejam ativamente ao lado da criança ou adolescente. Mas o que isso significa?

Colaboração. Na hora dos estudos, é importante minimizar as interrupções e os barulhos que acontecem pela casa. Assim, o processo rende muito mais e, até mesmo, tem uma duração menor.

4. Esteja por perto durante as tarefas escolares

Por fim, esteja ali por perto. Mesmo que você não saiba como resolver as questões e não possa tirar todas as dúvidas, o suporte emocional dos pais ou responsáveis é indispensável nos momentos de frustração.

E, claro, você sempre pode tentar ajudar assistindo a uma videoaula com o seu filho, por exemplo. Quem sabe você não relembra os conceitos ou os entende e, assim, pode explicá-los a ele? Não custa tentar!

Agora que você já sabe como ajudar os filhos nas tarefas escolares, provavelmente, percebeu que não é necessário ser mestre em nenhuma disciplina, certo? Apenas estar por perto e criar a ambientalização ideal para esse momento já é o suficiente.

Aproveite para conhecer mais sobre esse tema e confira dicas para ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem!