Compartilhar

Como planejar para comprar a lista de material escolar infantil?

Jornada da Vida - Bê-a-Bá Por Jornada da Vida – Bê-a-Bá
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 28/02/2023 | Atualizado em 28/02/2023

Compartilhar

O início do ano letivo envolve um momento que as crianças adoram: a compra da lista de material escolar infantil. Apesar da empolgação dos pequenos, em grande parte das vezes, a quantidade de itens a comprar é extensa. Portanto, é fundamental que os pais façam um bom planejamento e sigam uma lista pré-determinada.

Neste artigo, vamos explicar melhor a importância de se ter uma lista de material escolar, o que você precisa fazer para planejar e comprar os produtos e como os pais separados devem lidar com essa despesa. Acompanhe!

Por que é importante ter uma lista de material escolar?

A lista de material escolar infantil é importante, pois ajuda os pais a não deixarem de comprar nenhum dos materiais que as crianças vão precisar nas aulas. Além disso, ela simplifica e organiza todo o processo de aquisição dos itens — que não são poucos, certo?

Normalmente, a lista vem pronta da escola. Nela constam todos os itens necessários para que a criança desenvolva os trabalhos propostos pelos professores ao longo do semestre ou do ano.

Ou seja, os pais que recebem essa lista têm uma etapa da compra facilitada. Já os outros precisam sentar e listar os materiais necessários.

Como se planejar para comprar os materiais?

lista de material escolar infantil

Apesar da facilidade de se receber a lista da escola, ainda é preciso que os adultos se planejem para economizar nas compras, sem deixar de adquirir tudo o que a criança necessita. Para ajudar você nessa missão, listamos algumas dicas para o planejamento da compra dos materiais. Confira!

Não deixe para a última hora

A primeira dica é não deixar para a última hora! Sabemos que a vida é corrida e que, muitas vezes, é difícil organizar um tempo para realizar tarefas como comprar a lista de material escolar infantil.

Contudo, é importante lembrar que, assim como você, muitos outros pais precisam fazer a mesma coisa. Portanto, se você quer encontrar uma variedade maior de ofertas, bons produtos e preços, se planeje para comprar tudo com antecedência.

Compare preços

Falando em preços, a nossa segunda dica é para você compará-los. Atualmente, a tecnologia permite que essa etapa da compra seja feita de forma muito mais facilitada, utilizando a internet.

Mesmo que você prefira adquirir os produtos em lojas físicas, ainda assim, é possível pesquisar e comparar antes os preços. Você pode se dirigir diretamente até a loja na qual encontrou as melhores ofertas.

Reutilize sempre que possível

A última dica para um bom planejamento é reutilizar! Pegue a lista de material escolar infantil e verifique todos os itens que você já tem em casa. Além de ajudar o meio ambiente, essa ação também diminui os custos.

Algumas crianças são resistentes em utilizar materiais “do ano passado”. Se esse for o caso do seu filho, negocie com ele! Explique que o dinheiro pode ser utilizado para outras coisas, que podem ser mais interessantes ainda.

A lista faz parte da pensão de pais separados?

Deixamos para o último tópico um questionamento bastante frequente dos pais separados: afinal, a lista de material escolar faz parte da pensão? Quando uma pensão é determinada para os filhos, o dinheiro deve ser suficiente para atender todas as necessidades da criança, mantendo o padrão de vida que ela tinha antes da separação.

Nesse sentido, entende-se que o dinheiro recebido e estipulado para a pensão deva ser utilizado na compra dos materiais escolares, sem que haja a necessidade de que um valor “extra” seja dado. Alguns pais, em comum acordo, podem negociar o valor da lista e de outros itens eventuais, como o uniforme.

Escolher e comprar os itens da lista de material escolar infantil é um momento esperado por muitas crianças. Aproveite para envolvê-las nesse processo, principalmente as mais velhas. Elas podem começar a aprender a diferença de custo dos produtos e a fazer as suas próprias escolhas.

Gostou das nossas dicas sobre como planejar a lista de material escolar infantil? Então compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outros pais!