Compartilhar

Como escolher a escola para seu filho? Confira!

Jornada da Vida - Bê-a-Bá Por Jornada da Vida – Bê-a-Bá
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 5 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 03/03/2023 | Atualizado em 02/03/2023

Compartilhar

Os pais sempre procuram por uma instituição de ensino que contribua para um desenvolvimento saudável. Por isso, passam pelo dilema de saber como escolher a escola para seu filho. Essa decisão não é fácil nem rápida. Afinal, pode impactar significativamente o futuro da criança.

Para acertar nessa decisão, é preciso considerar diferentes aspectos relacionados às diferentes instituições educacionais em sua região.

Assim, é possível escolher a mais apropriada para o desenvolvimento do seu filho, segundo os objetivos que você deseja para a educação dele.

Se quiser saber mais sobre o assunto, continue com a leitura do artigo!

Por que é importante saber como escolher uma boa escola?

A escola, especialmente na infância, tem uma relevância muito grande no desenvolvimento da criança.

É o local para onde ela vai sair de casa pela primeira vez para ficar fora do seio familiar, fazendo novas amizades e descobertas. Pode até ajudar os pais a lidar com a separação após o nascimento do filho, nos casos em que isso ocorre.

É nessa fase (até os 5 anos de idade) que a criança vai desenvolver os principais traços de sua personalidade, os quais vai levar para toda a vida. Sem falar nas habilidades motoras e afetivas essenciais que ela precisa aprimorar para alcançar um bom desempenho nos anos que se seguem.

Quais são as características de uma escola de qualidade?

Antes de apresentar os passos necessários para escolher a escola para seu filho, é bom entender o que uma instituição de ensino precisa ter para ser considerada de qualidade:

  • boa infraestrutura, com salas amplas, diferentes ambientes (bibliotecas, laboratórios, quadras etc.);
  • recursos tecnológicos para facilitar o ensino e integrar a nova geração já imersa nesse mundo digital;
  • ensino com foco em preocupações éticas e socioambientais;
  • desenvolvimento de projetos sociais;
  • inclusão da família nas decisões e estratégias pedagógicas.

Essas características são algumas das mais importantes na seleção de instituições de ensino de qualidade. Saiba, então, quais passos seguir para fazer a escolha.

Como escolher a escola para seu filho?

Como escolher a escola para seu filho

A decisão de em qual escola matricular seu filho não é uma tarefa rápida. Exige pesquisa e reflexão. Então, considere os critérios abaixo para ajudar nessa escolha.

Informe-se sobre a proposta pedagógica

A proposta pedagógica da escola é a base de todos os projetos da escola. É por meio desse documento que a instituição organiza o currículo. Por isso, é importante avaliar se a proposta da escola está alinhada com o que você deseja em termos de educação para seu filho.

Consulte possíveis projetos e atividades extracurriculares

Os projetos e atividades extracurriculares completam o ensino dado em sala de aula e ajudam a cumprir objetivos educacionais específicos. Algumas escolas oferecem educação financeira para crianças, oficinas vocacionais, robótica, aulas bilíngues etc.

Visite a escola com seu filho

Visitar a escola é essencial para conferir a dinâmica da instituição na prática. Faça isso em um horário de aula e, se possível, leve seu filho. A reação da criança pode ser decisiva para determinar se ela vai se sentir à vontade nesse ambiente.

Saiba como é a comunicação entre escola e família

A educação das crianças é uma parceria entre família e escola. Por isso, a comunicação entre essas duas partes é fundamental. Confira como é feita essa interação, seja pessoalmente, seja por meio de outros canais, como telefone, aplicativos ou serviços de mensagens.

Converse com outros pais de alunos

Nada melhor do que consultar outros pais de alunos que já estudaram na escola para saber como foi essa experiência. Assim, você tem opiniões mais realistas e embasadas.

Avalie a facilidade de acesso

Leve em conta também a distância e os meios de locomoção até a escola. Afinal, pouco adianta selecionar uma boa escola se a localidade não se encaixa bem na rotina da sua família.

Analise a qualidade de ensino

É muito útil conhecer a equipe pedagógica que vai ajudar no desenvolvimento do seu filho. Saiba mais sobre a formação e a atuação desses profissionais.

Calcule o peso das mensalidades

O custo das mensalidades — e do material escolar — também é fundamental. O preço muitas vezes não está relacionado à qualidade.

Em algumas regiões e em certos níveis de ensino, é possível encontrar instituições de muita relevância. Por isso, não se esqueça de fazer um orçamento familiar para determinar quanto há à disposição para investir em educação.

O processo de entender como escolher a escola para seu filho pode ser desgastante, pois é uma decisão que os pais não querem tomar de forma equivocada.

Mas tenha certeza de que não existe exatamente uma escolha certa ou errada, pois se trata daquilo que é mais adequado dentro dos objetivos que você tem para seu filho. E, mesmo após a escolha, alguns ajustes podem ser feitos.

Para você, o que mais pesa na escolha de escola para seus filhos? Compartilhe esse artigo com outras pessoas para saber o que elas pensam sobre o tema!