Compartilhar

Brinquedo sonoro: benefícios para o desenvolvimento infantil

Jornada da Vida - Bê-a-Bá Por Jornada da Vida – Bê-a-Bá
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 11/01/2024 | Atualizado em 10/01/2024

Compartilhar

Quer saber mais sobre essas e outras vantagens dos brinquedos sonoros para o desenvolvimento infantil? Então, continue a leitura e confira este post que preparamos especialmente para você!

Encontrar formas de ajudar o seu filho a se desenvolver é muito importante em todas as fases da vida dele. Nesse sentido, o uso de brinquedo sonoro é uma excelente opção e pode trazer várias vantagens no processo de aprendizado e evolução dos pequenos.

Ele possibilita desenvolver a curiosidade, melhorar a coordenação motora e até mesmo o desenvolvimento cognitivo.

Quer saber mais sobre essas e outras vantagens dos brinquedos sonoros para o desenvolvimento infantil? Então, continue a leitura e confira este post que preparamos especialmente para você!

Qual o objetivo de trabalhar os sons na educação infantil?

Trabalhar os sons na educação infantil, seja na escola, seja em casa, tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades auditivas das crianças. Por meio de materiais adequados, é possível ajudá-las a perceber melhor sons e situações, além de potencializar o processo de alfabetização.

Com esse tipo de ação, as crianças conseguem compreender melhor os sons, aprender a formar palavras e ter mais curiosidade diante de novos estímulos. Há várias vantagens de utilizar um brinquedo sonoro no desenvolvimento infantil.

Quais são os benefícios dos brinquedos sonoros?

Agora que você já sabe qual é o objetivo de usar brinquedos sonoros, que tal entender os benefícios que esse tipo de item pode proporcionar? Explicamos em mais detalhes, a seguir.

Desperta a curiosidade da criança

Instigar a curiosidade das crianças é muito importante para o processo de desenvolvimento delas. A partir dos materiais adequados e de brinquedos com sons diferentes, é possível incentivar o interesse delas, potencializando o seu processo de aprendizado.

Brinquedo sonoro

Coordenação motora

Existem brinquedos sonoros que podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos. Bons exemplos de itens que oferecem esse benefício são os chocalhos.

A partir dos sons que emitem ao serem balançados, eles fazem com que as crianças queiram se movimentar, melhorando o desenvolvimento motor.

Desenvolvimento cognitivo

Alguns brinquedos associam os sons a outros estímulos, como cores, luminosidade e até números. Assim, eles ajudam as crianças no processo de formação cognitiva.

Por exemplo, um item que associa som e luz ao movimento pode auxiliar no desenvolvimento de processos de associação. Pode-se ainda encontrar brinquedos que exercitem a memorização e outros aspectos cognitivos.

Principais opções de brinquedo sonoro

Como você viu, os brinquedos sonoros são muito importantes e podem gerar diversos benefícios para os seus filhos. Além disso, existem muitas opções que podemos utilizar no processo de desenvolvimento infantil, como:

  • xilofone;
  • chocalhos;
  • livros sonoros;
  • brinquedos de encaixe com sons;
  • caixas de música;
  • brinquedos de animais que emitem sons.

Vale ter cuidado com a indicação de idade para evitar qualquer tipo de risco, além de garantir diversão e proteção para os pequenos.

Ao entender como usar o brinquedo sonoro para o desenvolvimento infantil, você consegue alcançar todas as vantagens que viu ao longo deste texto. Assim, os pequenos conseguem avançar e desenvolver aspectos cognitivos, motores e muito mais. Portanto, vale a pena procurar esse tipo de item.

Quer saber mais sobre como ajudar o seu filho a se desenvolver? Então, faça o nosso quiz sobre desenvolvimento infantil agora mesmo!