Compartilhar

Confira 3 dicas para fazer a adaptação escolar!

Jornada da Vida - Bê-a-Bá Por Jornada da Vida – Bê-a-Bá
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 21/03/2023 | Atualizado em 02/03/2023

Compartilhar

A maternidade e a paternidade envolvem inúmeros desafios que vão mudando conforme as crianças vão crescendo. E uma das dificuldades que os pais precisam enfrentar é o processo de adaptação escolar.

Apesar de muitas famílias considerarem essa fase desafiadora, existem algumas ações que podem tornar o momento mais acolhedor e reduzir a ansiedade dos pequenos. Se você está com dúvidas sobre o assunto, confira algumas dicas para passar pela adaptação escolar da melhor forma possível.

O que é o processo de adaptação escolar?

Ele acontece sempre que um aluno entra para uma escola. Diz respeito à fase em que instituição de ensino e pais trabalham juntos para que as crianças possam se acostumar com o novo ambiente e a nova rotina.

Isso pode acontecer em diferentes idades, dependendo da etapa em que as crianças entram para a escola. Além disso, a adaptação pode ocorrer quando os filhos já estudam, mas, por algum motivo, precisam trocar de turma ou instituição.

Por que a adaptação é tão importante?

A criança precisa se sentir segura e à vontade dentro da sala de aula. Afinal, dependendo da idade, ela pode passar o dia todo na escola. Para que tenha uma boa interação com as outras crianças e aproveite ao máximo o que a escola tem a oferecer, é essencial que esteja adaptada e confie nos seus cuidadores.

Crianças que não estão adaptadas à escola tendem a resistir para ir à aula e não aproveitam os momentos disponíveis para brincar, aprender e interagir com o ambiente e com os colegas. Nesse cenário, a falta de adaptação pode prejudicar e atrasar o seu desenvolvimento.

Como passar pelo processo de adaptação escolar do filho?

adaptação escolar

Agora que você já sabe o que é a adaptação escolar e qual sua importância, chegou o momento de conhecer algumas dicas para que seu filho passe por esse processo da melhor forma possível.

1. Faça a mudança parecer gradual

Se a criança é pequena e ainda está na educação infantil, é interessante que ela vá apenas algumas horas por dia, até que se acostume com o ambiente e as pessoas.

O aumento da carga horária progressivo pode trazer uma maior confiança à criança. Além dessa estratégia, algumas escolas permitem que os pais fiquem junto nos primeiros dias e se afastem aos poucos, quando a criança estiver mais adaptada.

2. Tenha uma rotina

Além do cuidado para que a mudança não seja abrupta, outra ação positiva que contribui na adaptação escolar é a rotina bem definida. As crianças, principalmente as mais novas, tendem a lidar bem com a previsão de fatos. Ou seja, elas respondem melhor quando já sabem o que “acontecerá em seguida”.

A rotina permite que elas conheçam exatamente a hora de ir pra escola e, aos poucos, aprendam a lidar com esse momento. Se a criança vai pela manhã, você pode ter como rotina tomar banho, café da manhã, brincar e ir para a escola. Se ela vai à tarde, a rotina pode ser invertida: brincadeira, banho, almoço e escola.

3. Demonstre interesse

Os adultos envolvidos devem demonstrar interesse no que a criança está fazendo na escola. Pergunte como foi o dia, mas não insista caso ela não queira contar detalhadamente.

Mostre que você está ali para o que ela precisar, que tem interesse nos trabalhos e no que ela está aprendendo.

A adaptação escolar é um desafio para as famílias e, principalmente, para as crianças. Quando os pais se propõem a ajudá-las nessa missão, tudo fica mais fácil.

Assim, elas se sentem mais acolhidas e seguras para enfrentar o desconhecido, fazer amizades e aproveitar tudo de bom que a escola traz para a infância e a vida.

Compartilhe o post em suas redes sociais e permita que outros amigos com filhos também aprendam a lidar com a adaptação escolar!